De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 60% das empresas fecham com menos de cinco anos de atividade. Isso acontece por dois motivos principais: falta de planejamento e ausência ou ineficácia da gestão financeira. Somente por essa estatística já é possível observar a importância da contabilidade para a gestão saudável de uma empresa.
A contabilidade para empresas vai apresentar aos gestores todos os valores de seus custos, despesas, receitas, lucratividades, ativos e passivos. Por englobar tantos números importantes para o bom funcionamento de uma organização, ela é essencial para auxiliar em passos que contribuem para a sua ascensão.
Aliás, é preciso ressaltar que, as maiorias das análises feitas pela equipe de especialistas contábeis são técnicas, o que dificulta o entendimento dos gestores, nesse caso a contabilidade tem um papel fundamental: auxiliar a alta direção no entendimento e no rumo do processo decisório.
A partir das informações coletadas, a contabilidade assume um papel impactante na rotina empresarial: desmistificar as burocracias e adentrar um contexto gerencial. Após a compreensão desses dados, o especialista contábil repassa ao empresário, em linguagem acessível, como esses elementos influenciam no negócio.