1- Conhecer e estar informado sobre gestão condominial
A primeira dica é estar ciente do que é gestão condominial e quais os tipos de administração são possíveis de colocar em prática no condomínio.
Além disso, é fundamental que o síndico se mantenha informado e atualizado, pois dessa maneira conseguirá aperfeiçoar as suas habilidades de gestão.
2- Montar um bom corpo diretivo
É importante ter um bom corpo diretivo para assessorar e contribuir na administração condominial. Por isso, montar uma boa equipe ajudará nas demandas do dia a dia do condomínio. Isso é fundamental para se ter uma gestão de sucesso.
3- Saber contratar funcionários
Contratar errado causa conflitos, perdas financeiras e custo de recontratação.
Por esse motivo, é necessário ter bons critérios de seleção e buscar fazer uma boa análise curricular antes de contratar um funcionário.
Além do mais, é importante trabalhar na retenção de bons funcionários, mantendo-os motivados e reconhecer seu desenvolvimento pessoal e profissional.
4- Escolher uma boa administradora
Contratar uma administradora de condomínios com boa reputação no mercado é fundamental na gestão condominial, pois ajuda:
- Na organização;
- Na transparência;
- A promover a redução de gastos;
- A controlar e a diminuir a inadimplência.
E também melhora a interação com os condôminos por meio do uso da tecnologia e de serviços online que permitem acompanhar as finanças do condomínio, fazer atualizações cadastrais, fazer reservas e emitir boletos.
Enfim, ter orientação de especialistas nas tarefas mais complexas do condomínio constitui uma grande vantagem ao síndico, pois facilita seu trabalho, otimiza seu tempo e ajuda na redução de gastos.
5- Ter suporte jurídico
Apoio nas questões jurídicas é fundamental na administração condominial. Um bom suporte jurídico ajuda a avaliar e revisar contratos com terceiros, garantir o cumprimento de normas e leis, dar amparo contra passivos trabalhistas e mediar conflitos.